aboutus_headerimage_desktop_familybusiness-1
aboutus_headerimage_mobile_familybusiness-1

A empresa LAMY

Como uma empresa familiar de sucesso global, ser pé no chão é uma âncora central para nós em um mundo em movimento dinâmico.
Para nós, ser pé no chão significa agir com responsabilidade e visão. Representa a origem e a união na empresa. Desde 1966, a orientação consciente em relação às nossas origens tem sido nossa bússola para a estabilidade no futuro.

A empresa LAMY

Como uma empresa familiar de sucesso global, o vínculo com nossas origens e uma atitude comum sempre formaram a base da cultura corporativa na LAMY. O claro compromisso de agir de forma responsável e com visão, dada nossa formação

e origens, é tanto uma âncora central em um mundo em mudança dinâmica quanto uma bússola para a estabilidade da empresa no futuro.
Nossa atitude comum é baseada em valores essenciais que orientam nossas ações diárias em todos os níveis da empresa:

Família Pé no Chão

Qualidade excepcional

Responsabilidade em Ação

Espírito inovador

Design atemporal

História

Na jornada de pequena fábrica de instrumentos de escrita de Heidelberg para líder de mercado e fabricante de marca de importância internacional, o nascimento da marca de design Lamy em 1966 foi certamente o marco mais importante. Mas há muitos mais e vale a pena fazer uma pequena viagem no tempo para descobrir mais sobre eles.

2022
2021
2018
2018
2016
2014
2013
2012
2010
2000
1996
1989
1988
1986
1985
1981
1980
1976
1973
1972
1966
1964
1957
1952
1939
1930
2022
Steffen Rübke será o novo CEO da Lamy em 1º de fevereiro de 2022. Após cinco anos como diretor administrativo do grupo de publicação de viagens Mairdumont, Rübke agora é responsável por marketing e vendas da Lamy como CEO. Peter Utsch, que é membro do Conselho Executivo desde 2018, continuará sendo responsável por produção, finanças e serviços corporativos como COO/CFO.
2021
Dr. Manfred Lamy, um dos mais importantes empreendedores de design da Alemanha, morreu aos 84 anos. Sob a liderança do nativo de Heidelberg, o negócio familiar independente se desenvolveu em uma marca de instrumentos de escrita moderna e de sucesso internacional. Com o LAMY 2000, ele revolucionou o mercado de instrumentos de escrita em 1966 e lançou as bases para a filosofia corporativa Lamy hoje. O comprometimento deste pioneiro do design moderno e defensor da caligrafia se estendeu muito além de sua própria empresa. Dr. Manfred Lamy foi um visionário que deixa um legado que é único e extraordinário em sua história de sucesso. Em seu espírito, a família e os 380 funcionários honrarão e continuarão o trabalho de sua vida.
2018
Lamy ganha nova liderança em junho. Uma equipe composta por três funcionários de longa data - Beate Oblau, Thomas Trapp e Peter Utsch - agora está gerenciando os negócios da empresa.
2018
O ano começa com uma estreia muito especial: a primeira edição da LAMY specs é publicada. A revista é uma maneira de mostrarmos outro lado da marca, dando insights emocionantes sobre o universo Lamy. Conteúdo analógico e digital são entrelaçados - graças a um aplicativo de realidade aumentada que expande a experiência de leitura com fascinantes animações 3D e videoclipes. É tudo sobre a experiência em nossa segunda Lamy Concept Store nos EUA também. Ela foi inaugurada em Nova York em maio de 2018 e os visitantes agora podem descobrir o mundo do design da Lamy no moderno bairro do SoHo.
2016
O ano de aniversário de "50 anos de design Lamy" não apenas marcou um marco significativo na história da empresa, mas também o início de uma nova era. Usando o slogan "não apenas uma caneta", a Lamy documentou de forma impressionante seu desenvolvimento em uma marca global de estilo de vida. Além de uma série de inovações de produtos, o ano de aniversário de 2016 teve outro destaque a oferecer: a Lamy abriu sua primeira loja principal alemã em Heidelberg. A Lamy elevou sua imagem de marca global a um novo nível com esta loja de prestígio. Ao mesmo tempo, a empresa confirmou seu compromisso com o local, bem como sua marca e promessa de qualidade, "Made in Germany". Finalmente, a Lamy está usando a oportunidade oferecida pelo aniversário para destacar seus 50 anos de história de design em uma exposição: "thinking tools" (MAK Frankfurt, setembro de 2016 - fevereiro de 2017) retrata o processo de design na Lamy como uma interação complexa entre a empresa, designers e desenvolvedores de produtos.
2014
A Lamy expande seu papel pioneiro no setor de instrumentos de escrita - não apenas como líder de mercado na Alemanha, mas também como uma marca de design alemã cujos produtos ocupam uma posição especial no mundo todo.
2013
Quase meio século após seu lançamento, a Lamy revela sua icônica LAMY 2000 em uma série de alta qualidade totalmente metálica em aço inoxidável. Criar o design atemporal neste material é um verdadeiro desafio: sua produção requer uma combinação de exigentes processos de produção e usinagem mecânica e manual. No geral, um processo complexo que resulta em uma obra-prima. No mesmo ano, a Lamy é homenageada com o "German Standards Brand Award" na categoria "Caneta-tinteiro" e adicionada ao conhecido compêndio "Marken des Jahrhunderts - Leuchttürme auf dem Markenmeer" (Marcas do Século - Faróis no Mar de Marcas) por um júri de alto escalão.
2012
Contrastes criam excitação e excitação significa emoção. Então era bem óbvio que a nova LAMY scala projetada pela Sieger Design causaria um rebuliço, já que sua atração incomum é o resultado de fortes contrastes. Seu design puro e funcional e seu acabamento preciso são uma delícia. Seu acabamento pintado de alta qualidade, detalhes cromados de alto brilho e peso agradável acariciam os sentidos.
2010
A successful year: LAMY noto is presented with the Design Award of the Federal Republic of Germany, as a worthy successor to the LAMY spirit and LAMY pico, which won this prestigious 'Design Oscar' in 1996 and 2004 respectively. What's more, the LAMY dialog 3 is increasingly becoming a favourite of design award juries - having now also won the iF and the red dot product design awards.
2000
Rabiscar, esboçar, desenhar: bem na hora para o novo milênio, a Lamy fornece aos pensadores criativos o instrumento de escrita certo para colocar suas ideias no papel. O novo scribble LAMY, projetado por Hannes Wettstein, é uma lapiseira com um design bulboso que se encaixa perfeitamente na sua mão devido ao seu equilíbrio ergonômico. Uma versão de caneta esferográfica também está disponível para os artesãos das palavras. Este produto que se assemelha a um pedaço de carvão rapidamente se torna um favorito entre a classe criativa em escritórios de arquitetura, estúdios de design e agências de publicidade.
1996
30 anos de design Lamy: durante as comemorações do aniversário, a nova Lamy Galleria é inaugurada - um salão de vidro inundado de luz com paredes cobertas de grandes quadros. Um lugar de arte e inspiração no coração de Lamy. E bem ao lado fica o centro de desenvolvimento recém-construído - a oficina de inovação. Este edifício futurista no qual Lamy vem projetando, testando e fabricando novos produtos desde então se destaca em particular devido à sua aparência notável - um cubo de vidro preto com painéis solares, apoiado por cabos de aço prateados e postes representa claramente a clareza do design Lamy para todos. Ao mesmo tempo, a arquitetura reflete o alto nível de inovação e as credenciais verdes da empresa com os módulos fotovoltaicos na fachada, fornecendo energia solar ao edifício enquanto uma bacia de água coleta água da chuva para reduzir o consumo de água.
1989
O início da produção própria de tinta da empresa fortalece o desejo de independência da Lamy e permite que ela aumente sua profundidade de produção mais uma vez.
1988
O design inconfundível da Lamy não termina com o produto, mas também aparece na embalagem, na publicidade, na apresentação do ponto de venda e até mesmo na arquitetura da empresa. Essa abordagem consistente é recompensada quando a Comissão da Comunidade Europeia concede à Lamy o recém-criado "Prêmio Europeu de Design 1988".
1986
20 anos de Lamy Design. Em conexão com as comemorações, a entrada da empresa é redesenhada para refletir os princípios do Lamy Corporate Design. Em julho, C. Josef Lamy falece aos 87 anos.
1985
A inauguração de seu novo salão de moldagem por injeção permite que a Lamy dê um grande passo em direção à independência: com a empresa tendo seus próprios departamentos de fabricação de ferramentas e moldagem por injeção, ela agora pode fabricar canetas-tinteiro, refis e cartuchos de tinta internamente, reforçando assim sua promessa de qualidade, "Made in Germany".
1981
Os altos padrões tecnológicos da Lamy também podem ser vistos refletidos na própria empresa. Por exemplo, no armazém central recém-construído, com seus racks de baia alta equipados com um sistema de controle ultramoderno.
1980
Quando a LAMY safari foi revelada na Feira de Frankfurt em 1980, ninguém imaginava que um dia ela seria a caneta-tinteiro mais vendida do mundo. A LAMY safari permite que a Lamy conquiste o grupo-alvo de 10 a 15 anos pela primeira vez. É o resultado de um extenso trabalho de pesquisa no campo da psicologia juvenil e de uma estreita cooperação com o designer Wolfgang Fabian e o Mannheim Development Group sob a direção do Prof. Bernt Spiegel. O design ergonômico e o acabamento robusto da LAMY safari são perfeitamente adaptados às necessidades das crianças em idade escolar, mas também conquistam rapidamente muitos fãs adultos.
1976
In parallel to the increasing success on the market, the subject of marketing comes into focus: Lamy's approach to communications is completely revised. A new advertising campaign lone of the highest award-winning in Germany) bringst Lamy into the public consciousness and shapes the character of the brand until the nineties.
1973
Dr. Manfred Lamy se torna o único Diretor Executivo da C. Josef Lamy GmbH.
1972
Quando se trata de distribuir e vender instrumentos de escrita, a Lamy depende exclusivamente de concessionárias especializadas. Essa atitude consistente é marcada por vários elementos: materiais promocionais atraentemente projetados, como o novo Lamy Writing Centre, campanhas promocionais criativas e exibições de produtos e, por último, mas não menos importante, o Lamy Distributor Advisory Council.
1966
Na busca por novas oportunidades para fortalecer o perfil da marca LAMY, o jovem gerente de marketing Dr. Manfred Lamy encontra fortes modelos em marcas como Braun e Olivetti, que já estavam definindo padrões pioneiros em design de produtos naquela época. Então, quase poderia ser descrito como destino quando, pouco tempo depois, ele conhece o ex-designer da Braun, Gerd A. Müller. Eles logo definem um projeto conjunto: projetar uma caneta-tinteiro baseada na tradição da Bauhaus. A LAMY 2000 é lançada no outono de 1966. Esta nova caneta-tinteiro é revolucionária em vários aspectos: ao contrário dos instrumentos de escrita de outras marcas, ela não apresenta excedentes de material ou gadgets de design. Com base no princípio da Bauhaus "a forma segue a função", ela se concentra na função prática e, portanto, estabelece a base para a linguagem de design clara que ainda forma a base para todos os instrumentos de escrita Lamy. O LAMY 2000 também estabelece novos padrões em termos de acabamento, já que a combinação de materiais de aço inoxidável fosco e Makrolon (policarbonato) é muito desafiadora de trabalhar e completamente nova em meados dos anos sessenta.
1964
Com a LAMY exact, a primeira caneta esferográfica da Alemanha com um refil de grande capacidade e uma ponta feita de aço inoxidável, a Lamy consegue se estabelecer no mercado de canetas esferográficas superiores. O sucesso de vendas no país e no exterior logo faz da caneta e seu design moderno um grande contribuidor para o faturamento.
1957
C. Josef Lamy GmbH muda-se para sua localização atual no distrito de Heidelberg de Wieblingen.
1952
A caneta-tinteiro LAMY 27 simplificada, que com seu inovador sistema "Tintomatik" garante um fluxo suave e limpo de tinta, simboliza o nascimento da marca de instrumentos de escrita LAMY e alcança o avanço da empresa no mercado.
1939
No início da Segunda Guerra Mundial, mais de 200.000 canetas-tinteiro das marcas ORTHOS e ARTUS eram produzidas anualmente.
1930
C. Josef Lamy, que até então trabalhava como gerente de exportação e filial de um fabricante americano de instrumentos de escrita, abre seu próprio negócio em Heidelberg, a Orthos Füllfederhalter-Fabrik.